UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE JORNALISMO
DISCIPLINA: Jornalismo, Ciência e Tecnologia
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS03-13289
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Habilitar o futuro jornalista a lidar com informações sobre ciência e tecnologia de maneira crítica, observando as instituições e os interesses econômicos envolvidos. Aprender a traduzir o conhecimento tecno-científico em linguagem acessível, de modo a promover o conhecimento e a autonomia do público. Valorizar a produção tecno-científica nacional e seus profissionais, divulgando o trabalho das instituições brasileiras de ensino e de pesquisa que investem na promoção da população e no seu bem-estar.
EMENTA:

O campo científico, linguagem e senso comum. Princípios gerais de cientificidade. Desafios da divulgação científica e tecnológica. Técnica e tecnologia. Forças econômicas e bem estar social. Os grandes lobbies. As principais instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Instituições e agências financiadoras de pesquisa, no Brasil e no mundo. Estrutura organizacional das universidades. Revistas técnicas e públicos segmentados.


BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. pp.122-155. São Paulo: Ática, 1983.
BURKET, Warren. Jornalismo Científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
OLIVEIRA, Fabíola. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.