UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE JORNALISMO
DISCIPLINA: Jornalismo Popular
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS03-13286
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Distinguir a pluralidade de tradições jornalísticas, de acordo com diferentes nichos de mercado e de expectativas de leitura; compreender o enraizamento popular de certos temas e linguagem recorrentes no noticiário e sua filiação subjetiva; compreender o papel dos jornais populares dentro do conjunto de oferta noticiosa e a formação de público leitor; desenvolver uma perspectiva crítica acerca das aproximações entre o jornalismo em diferentes veículos e os produtos de entretenimento.
EMENTA:

Notícias sensacionalistas como um dos pilares do desenvolvimento do jornalismo; a matriz melodramática e a matriz objetiva; linguagem jornalística e tradição oral nos jornais populares; diferentes práticas de leitura e de público; os múltiplos conceitos de popular; ideologia, alienação e hegemonia noticiosa, os fait-divers e os grandes temas; sexo, violência e esportes; cobertura da violência e narrativas continuadas; estética da violência nos populares de diferentes segmentações de mercado; o valor da distinção na construção da credibilidade; a abordagem de temas políticos e econômicos nos jornais populares; os limites do jornalismo e o segmento do "jornalismo de fofoca"; breves noções de psicologia social; formação de opinião e as interferências das sensações; narrativa, notícia e catarse; fronteiras do jornalismo com o ficcional e o entretenimento; a retração do mercado impresso e o recente boom das tiragens dos jornais populares; a reportagem policial como principal matriz dos métodos investigativos no jornalismo; os grandes repórteres policiais e os fundamentos da reportagem.


BIBLIOGRAFIA:

AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo popular. São Paulo: Ed. Contexto, 2011.
ANGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue. São Paulo: Ed. Summus, 1994.
DIAS, Rosa Maria Ferreira. O discurso da violência: as marcas da oralidade no jornalismo popular. São Paulo: Educ/Cortez, 1996.
MATHEUS, Letícia Cantarela. Narrativas do medo: o jornalismo de sensações além do sensacionalismo. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2011.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder et alli (org.). Linguagens da Violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SERRA, Antônio. O desvio nosso de cada dia - a representação do cotidiano num jornal popular. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.