UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE JORNALISMO
DISCIPLINA: Jornalismo Internacional
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS03-13283
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender os constrangimentos mundiais para a livre circulação de informação; as relações de poder; a hegemonia comunicacional; a formação de invisibilidades. Buscar estratégias de promoção social e de libertação pelo acesso à informação; ser capaz de adaptar os produtos jornalísticos a diferentes propósitos e públicos; avaliar de forma crítica o noticiário internacional repercutido no exterior e as ações dos jornalistas estrangeiros em território nacional; dimensionar a posição estratégica das fontes e sua filiação.
EMENTA:

O sistema internacional de notícias; o cosmopolitismo do jornalismo; circuitos nacionais, transnacionais e internacionais; distribuição geopolítica das fontes privilegiadas; ação, estrutura e funcionamento das agências internacionais de notícias; as grandes emissoras de ramificação internacional; enquadramento ideológico e diferenças culturais; os efeitos das redes sociais e do jornalismo digital; informação, poder e globalização; diplomacia midiática e os efeitos do noticiário estrangeiro; os públicos internos e externos; concentração empresarial no mercado mundial e os conflitos de representação; principais fontes e bancos de dados internacionais; a colaboração das ONGs de irradiação mundial; o trabalho do correspondente e do enviado especial; principais coberturas da história do jornalismo internacional.


BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR, Pedro. Jornalismo internacional em redes. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação Social, 2008.
STEINBERGER-ELIAS, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.
NATALI, João Batista. Jornalismo internacional. São Paulo: Ed. Contexto, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ARGOLO, José Amaral. Correspondentes de Guerra: uma apreciação pedagógica. Rio de Janeiro: Bibliex, 2005.
ARNETT, Peter. Ao Vivo do Campo de Batalha: do Vietnã a Bagdá, 35 anos em zonas de combate. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
DORNELES, Carlos. Deus é inocente, a imprensa não. Rio de Janeiro: Globo, 2002
HENNING, Hermano. Via Satélite: Histórias de um Correspondente Internacional. Rio de Janeiro: Globo, 1996.