UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Mídia, Educação e Cultura
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13270
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a desenvolver competências para compreender e analisar criticamente conteúdos e processos midiáticos no contexto da sociedade da informação e compreender os processos cognitivos implicados na comunicação midiática e na formação dos sujeitos contemporâneos.
EMENTA:

Sociedade da informação. Conceitos e Teorias da Comunicação e da Mídia: da agulha hipodérmica, Mass Communication Research, Escola de Frankfurt às abordagens socioculturais: Estudos Culturais, Mediações e o novo status do receptor. Crise dos modelos tradicionais da educação. Mídia-Educação. Comunicação, Educação e Cognição hoje. Tecnologias e mídias cognitivas. Cognição ampliada. Repercussões para a compreensão das relações entre comunicação e educação na cultura contemporânea.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-08443 Comunicação, Arte e Ciência
FCS02-08444 Mídia, Educação e Cultura
 
BIBLIOGRAFIA:

BÉVORT, E.; BELLONI, M.L. Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas. In Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. 3a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
MÉSZÁROS, István. A Educação para além do Capital. 2ª. ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2010.
SODRÉ, Muniz. As Estratégias Sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.