UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Assessoria de Imprensa
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13268
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Estudar o histórico, os princípios, as funções e a prática de assessoria de imprensa. Discutir os objetivos da função e suas implicações para a dinâmica organizacional.
EMENTA:

Assessoria de imprensa: origem e desenvolvimento. Assessoria e as funções de comunicação interna e externa. Assessoria de imprensa no processo de comunicação integrada: estrutura de funcionamento e atividades da assessoria de imprensa. Meios, técnicas e ferramentas em assessoria de imprensa: atendimento e relacionamento com a impresa. Assessoria de imprensa e administração de crises. Questões éticas: profissionalismo x prática da assessoria. Uso das novas tecnologias na assessoria de imprensa. Novas frentes do mercado de assessoria: terceiro setor e mídias sociais.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-08419 Assessoria de Imprensa
 
BIBLIOGRAFIA:

CHINEN, Rivaldo. Assessoria de Imprensa: como fazer. São Paulo: Summus, 2003.
CRUZ, Luiza. Pensamentos Prático-teóricos sobre um Tema Pragmático: a assessoria de imprensa e seu dia-a-dia. In: FREITAS, Ricardo Ferreira; LUCAS, Luciane. Desafios Contemporâneos em Comunicação: perspectivas em Relações Públicas. São Paulo: Summus, 2002.
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2002.
KUNSCH, Margarida. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LUCAS, Luciane (org.). Media Training: como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa. São Paulo: Summus, 2007.
MAFEI, Maristela. Assessoria de Imprensa. São Paulo: Contexto, 2004.