UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE TEORIA DA COMUNICACAO
DISCIPLINA: Comunicação e Imagem
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS01-13262
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Oferecer aos alunos instrumentos teóricos para uma reflexão em torno de questões ligadas à produção, circulação e consumo de imagens na cultura, com foco especial nas linguagens do audiovisual e nas transformações da imagem no contexto da era digital.
EMENTA:

Comunicação, imagem e palavra. As relações entre estética e comunicação. O espetáculo contemporâneo das imagens na comunicação tecnológica. História do cinema e elementos da gramática do audiovisual. Tecnologias digitais, internet e as novas formas de produção, distribuição e consumo da imagem. A questão das novas tecnologias e sua articulação palavra-imagem: multimídia e hipertexto.


BIBLIOGRAFIA:

AUMONT, Jacques. A Imagem. São Paulo: Papirus, 2001.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D'água, 1991.
COSTA, Antonio. Compreender o Cinema. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1987.
PARENTE, André. (org.). Imagem-Máquina. Rio de Janeiro: editora 34, 1996.
CHARNEY, L. & SCHARTZ, Vanessa. O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.