UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE JORNALISMO
DISCIPLINA: Jornalismo e Empreendedorismo
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS03-13226
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Capacitar para o desenvolvimento e gestão de negócios inovadores na área de Jornalismo.
EMENTA:

Definição de mercado. Noções de crédito e débito. Fluxo de caixa. Capital de giro. Custos fixos e variáveis em uma empresa. Variáveis de compra e venda de produtos e serviços. Lucro e prejuízo. Parâmetros para tomada de decisão para iniciar o negócio.


BIBLIOGRAFIA:

DORNELLAS, José Carlos. Transformando ideias em negócios. São Paulo: Ed. Campus, 2012.
GOLDRATT, Eliyahu M.; COX, Jeff. Meta: um processo de melhora contínua. São Paulo: Ed. Nobel, 2011.
GRANDO, Nei. Empreendedorismo inovador - Como criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo: Editora Évora, 2012.