UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Comunicação Visual nas Organizações
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13223
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 4 2 60

OBJETIVO(S):

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre as vantagens e oportunidades proporcionadas pela articulação de ferramentas de linguagem visual no domínio da comunicação organizacional. Analisar e discutir aspectos recorrentes na comunicação visual e sua contribuição na construção da identidade organizacional.
EMENTA:

Noções básicas de comunicação visual. A educação do olhar. Os elementos básicos de uma linguagem visual. Narrativa e estética da imagem. Aplicações dos conceitos fundamentais à realidade organizacional. Padrões de identidade visual nas organizações. Manuais de comunicação visual e seus termos (tipologia, cor, forma, usos da logomarca).


BIBLIOGRAFIA:

BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009.
CARDOSO, R. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.
DONIS, A. Dondis. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
HALL, S. Isto Significa Isso. Isso Significa Aquilo: guia de semiótica para iniciantes. São Paulo: Rosari, 2008.
MUNARI, Bruno. Design & Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
TORQUATO, Francisco Gaudêncio. Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional. São Paulo: Summus, 1986.
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. Rio de janeiro: Ed. Callis, 1995.