UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Comunicação e Sustentabilidade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-13216
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Relações Públicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

A sustentabilidade no horizonte das organizações. Práticas sustentáveis. Desenvolvimento sustentável. Greenwashing. A relação entre os conceitos de sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial. Indicadores de Responsabilidade Social. O papel do comunicador em prol da sustentabilidade. O consumo e suas implicações. Políticas públicas que envolvem a questão ambiental. Comunicação nos processos de governança corporativa.
EMENTA:

Discutir o conceito de sustentabilidade na contemporaneidade. Abordar as aplicações mais usuais do conceito, especialmente nas questões ligadas às práticas socioambientais. Problematizar a relação entre sustentabilidade e ética. Analisar as políticas organizacionais orientadas pela sustentabilidade.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Fernando. Os Desafios da Sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2007.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes (org.). Comunicação na Gestão da Sustentabilidade. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.
LUCAS, Luciane (org.). Com Credibilidade Não se Brinca: a identidade corporativa como diferencial nos negócios. São Paulo: Summus, 2004.
OLIVEIRA, José Antonio Puppim de. Empresas na Sociedade: Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond. 2002.
VAN BELLEN, Hans Michael. Indicadores de Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.