UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE TEORIA DA COMUNICACAO
DISCIPLINA: Comunicação e Cultura II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS01-13215
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Este curso tem por objetivo proporcionar aos alunos instrumentos teóricos que possibilitem uma análise do universo das manifestações culturais da modernidade, dando uma ênfase maior aos seguintes temas: a) o dilema brasileiro; b) cultura popular, cultura de massa e indústria cultural: c) mídia e construção de identidades.
EMENTA:

Cultura Brasileira: culturas brasileiras? Roberto DaMatta e o dilema brasileiro: uma análise crítica. As identidades do Brasil segundo alguns autores. Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural: aprofundando o debate. Indústria Cultural: a história de um debate (Apocalípticos e Integrados). Eventos de Massa e Formação de Identidades Nacionais.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCS01-13200 Comunicação e Cultura I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS01-01736 Comunicação e Cultura II
 
BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, Horkheimer e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio, Jorge Zahar Ed., 1985.
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COHN, Gabriel (org.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo, Companhia Editora nacional, 1971.
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ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo, Perspectiva, 1979.
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GRIMSON, Alejandro (org.). Pasiones Nacionales: política y cultura en Brasil y Argentina. Buenos Aires, Edhasa, 2007.
HELAL, Ronaldo, LOVISOLO, Hugo e SOARES, Antonio. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações. Rio de Janeiro, Eduerj, 2011.
HELAL, Ronaldo, SOARES, Antônio Jorge e LOVISOLO, Hugo. A Invenção do País do Futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro, Mauad, 2001 (2ª edição, 2007).
HOHLFELDT, Antonio, Martino, Luiz e França, Vera. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, Vozes, 2001.
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MARX, Karl & ENGELS, Friderich. O Manifesto Comunista: 150 anos depois. Rio de Janeiro, Contraponto, 1997.
REIS, José Carlos. As Identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro, FGV, 2003 (6ª edição)
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SOUZA, Jessé (org.) O Malandro e o Protestante: a tese weberiana e a singularidade cultural brasileira. Brasília, UNB: 1999.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.