UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMATICA, FÍSICA E COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: Programação Linear
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FAT01-13135
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFAT - Engenharia Química (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar e empregar os métodos da Pesquisa Operacional no processo de tomada de decisões nos diferentes campos das atividades técnicas e econômicas, bem como utilizar os principais algorítmos aplicados a modelos lineares.
EMENTA:

Introdução no conceito de modelos matemáticos; Modelos de programação linear; Problemas de programação linear; Problema da Dieta; Problema do Carpinteiro; Problema da Seleção de equipamentos; Introdução a modelagem; Formulação matemática do modelo; Representação gráfica de
problemas de programação linear; Problema de maximização; Problema de minimização; Interpretação do problema de programação linear em temos de atividade; Hipóteses do modelo de programação linear;
Aplicações da programação linear; Planejamento da produção; Problema de transporte; Scheduling 8.4 Problema de mistura; Propriedades fundamentais da programação linear; Método Simples; Método das duas fases; Restrições de desigualdade; Valor Marginal; Problema dual.


PRÉ-REQUISITO 1:

FAT01-12823 Álgebra Linear
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FAT01-13210 Programação Linear
 
BIBLIOGRAFIA:

[1] HILLIER, F.S.; LIEBERMAN, G.J., Introdução à Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1998.
[2] TAHA, H. A., Pesquisa Operacional na tomada de decisões, São Paulo, Ed. Pearson Prentice Hall, 2008.
[3] LACHTERMACHER, G., Pesquisa Operacional na tomada de decisões, São Paulo, Ed. Pearson Prentice Hall,
2009.
[4] GOLDBARG, M.C., Otimização Combinatória e Programação Linear, Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2000.