UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Produção de Textos para o Ensino de Ciências
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-13097
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Reconhecer os diferentes gêneros textuais que circulam em aulas de ciências, com foco nos textos didáticos, científicos e de divulgação científica; identificar as principais características lingüísticas e argumentativas dos diferentes tipos de textos; exercitar práticas de redação de textos de diferentes gêneros relacionados ao ensino de ciências.
EMENTA:

Os diferentes gêneros textuais que circulam na aula de ciências: didático, científico e de divulgação científica. Diálogo com leituras críticas a respeito da produção e da inserção dos textos em aulas de ciências e biologia já estabelecidas na área de educação em ciências. O processo de autoria por professores de ciências. Práticas de redação de textos didáticos, científicos e de divulgação científica com potencial de aplicação em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

1. ARNT, A. de M. Escrita e leitura na formação do docente de ciências e biologia. Momento, Rio Grande, v. 20, n. 2, 2011.
2. BRAGA, S. A. M.; MORTIMER, E. F. Os gêneros do discurso do texto de Biologia dos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 3, 2003.
3. CUNHA, M. B. Da; GIORDAN. M. A divulgação científica como um gênero de discurso: implicações na sala de aula. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.
4. NASCIMENTO, T.; REZENDE JUNIOR, M. F. A produção de textos de divulgação científica na formação inicial de licenciados em ciências naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, 2010.
5. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. A retórtica e a ciência: dos artigos originais à divulgação científica. Multiciência, n. 4, maio de 2005.
6. SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.