UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Ciência, Tecnologia e Sociedade
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-13096
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender aspectos teóricos referentes ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); apropriar-se das diferentes perspectivas curriculares CTS no âmbito do ensino formal; elaborar estratégias didáticas em consonância com vertentes críticas no movimento CTS.
EMENTA:

O que é Ciência, o que é Tecnologia e o que é Sociedade; as três instâncias que compõem a tríade C-T-S. As origens do movimento CTS, suas vertentes (americana, européia e latino-americana) e a relação com a alfabetização científica cujo conceito e visões (reduzida ou ampliada) são relacionados ao enfoque CTS. A dimensão ambiental contemplada em estudos CTS. Abordagens curriculares CTS no ensino de ciências na escola; objetivos, limites e contribuições. Elaboração de estratégias didáticas de acordo com as diferentes visões de currículos CTS.


BIBLIOGRAFIA:

1. AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto de formação de professores de ciências. Tese (Doutorado). Florianópolis: CED/UFSC, 2002.
2. BAZZO, W. A.; VON LINSINGEN, I.; PEREIRS, L.T. DO V. (Orgs.) Introdução aos estudos CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Madri, Espanha: OEI, 2003.
3. HOFFMANN, W. A. M. Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios de construção do conhecimento. São Carlos, SP: EDUFSCAR, 2011.
4. Revista Ciência & Ensino, vol. 1, número especial Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2007.
5. SANTOS, W. L. P. Dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011