UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Técnicas de Pesquisa em Oferta e Demanda Turísticas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-13091
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

CAPACITAR OS ALUNOS NA APLICAÇÃO DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISAS QUE SERVIRÃO DE BASE PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA, ESPECIALMENTE AQUELES VOLTADOS PARA O DIAGNÓSTICO DE DESTINOS TURÍSTICOS.
EMENTA:

INSTRUMENTOS DE PESQUISAS PARA DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DE DESTINOS TURÍSTICOS: PESQUISA DA DEMANDA TURÍSTICA E INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA. ESTUDO DA OFERTA TURÍSTICA: IDENTIFICAÇÃO, REGISTRO, HIERARQUIZAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS COMO INSTRUMENTO-BASE PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TURISMO.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-11437 Técnicas de Pesquisa Aplicadas ao Turismo
 
BIBLIOGRAFIA:


BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 2001.
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura, 1998.
MTUR, Ministério do Turismo. Metodologia do Inventário da Oferta Turística. Disponível em http://institucional.turismo.gov.br/regionalizacao. Acesso em 10/fev/2008.
PEREZ, Amparo Sanchez (coord) Introdução à metodologia da pesquisa em Turismo. São Paulo: Roca, 2005.
RUSSCHMANN, Doris. Turismo e planejamento sustentável. A proteção do meio ambiente. Campinas-SP: Papirus, 1997.
SWARBROOKE, John; HORNER, Susan. O comportamento do consumidor no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.