UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Turismo e Filosofia da Ciência
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-13083
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

CIÊNCIA E SENSO COMUM. EPISTEMOLOGIA: CONCEITO E FUNÇÃO NA CONSTRUÇÃO TEÓRICA. CRITÉRIOS DE CIENTIFICIDADE: POSITIVISMO LÓGICO, KARL POPPER, TEÓRICOS DO CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO (THOMAS KUHN, IMRE LAKATOS E PAUL FEYERABEND) E REALISMO CRÍTICO (ROY BHASKAR E TONY LAWSON). PAPEL DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO TEÓRICA. ESTATUTO DE CIENTIFICIDADE DAS TEORIAS: ONTOLOGIA VERSUS INSTRUMENTALISMO.
EMENTA:

DISCUTIR O QUE É CIÊNCIA OU O QUE É CONSIDERADO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COMPREENDER COMO OS CRITÉRIOS DE CIENTIFICIDADE FORAM ESTABELECIDOS, ACEITOS E/OU CRITICADOS NO ÂMBITO DOS DEBATES EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA. APRESENTAR E COMPREENDER OS PRINCIPAIS DEBATES METODOLÓGICOS ENVOLVENDO OS POSITIVISTAS LÓGICOS, KARL POPPER, OS TEÓRICOS DO CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO (KUHN, LAKATOS E FEYERABEND) E O REALISMO CRÍTICO (BHASKAR E LAWSON). ENTENDER COMO OS ESSES DEBATES METODOLÓGICOS, FILOSÓFICOS, SE REFLETEM NA CONSTRUÇÃO TEÓRICA DE UMA CIÊNCIA.


BIBLIOGRAFIA:

ARCHER, Margaret et al. (Ed.) Critical Realism: essential readings. Londres: Routlegde, 1998. cap. 5, p. 120-143.
BHASKAR, Roy. A Realist Theory of Science. London: Verso, 1997. 284 p.
_______. Societies. In: ARCHER, Margaret et al. (Ed.) Critical Realism: essential readings. Londres: Routlegde, 1998. cap. 8, p. 206-257.
BLAUG, Mark. Metodologia da Economia: ou como os economistas explicam. São Paulo: Edusp, 1999. 385 p.
CALDWELL, Bruce. Beyond positivism: economic methodology in the twentieth century. Londres: George Allen & Unwin, 1982. 277 p.
CAVALCANTE, Carolina Miranda. Ciência e Filosofia: uma discussão acerca da possibilidade do conhecimento objetivo. Trabalho de Conclusão de Curso. Niterói: [s.n.], 2005. 267
DAVID, Miller. (org.) Popper: textos escolhidos. Editora Contraponto, 2010.
DUAYER, Mário; MEDEIROS, João Leonardo; PAINCEIRA, Juan Pablo. A miséria do instrumentalismo na tradição neoclássica. Estudos Econômicos, São Paulo, v.15, n.4, p. 723-783, out.-dez., 2001b.
FEIJÓ, Ricardo. Metodologia e Filosofia da Ciência. São Paulo: Atlas, 2003. 172 p.
FRIEDMAN, Milton. A Metodologia da Economia Positiva. Edições Multiplic, v.1, n.3, p. 163-200, fev., 1981 [1953].
KUHN, Thomas Samuel. A Estrutura das Revoluções Científicas. 7. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003. 257 p.
LAWSON, Tony. Economics and Reality. London: Routledge, 1997. 364 p.
_______. Back to Reality. Journal of Critical Realism, v.4, n.2, p.58-59, nov., 2001. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2004.
LUKÁCS, György. Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979. 171 p. 109
_______. Trabalho. Roma: Editori Riuniti, 1981. Mimeo. (Trad. Prof. Ivo Tonet. Tradução de: Il Lavoro. In: Per una Ontologia dell'Essere Sociale)
MÄKI, Uskali. Fact and Fiction in Economics: Models, Realism and Social Construction. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. 384 p.
MALIK, Kenan. Materialism, Mechanism and the Human Mind. In: RATIONALIST PRESS ASSOCIATION CONFERENCE, jul., 2001. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2004.
MARX, Karl. O Capital. Vol.1, Livro 1. Editora Contraponto, 2008.
POPPER, Karl Raimund. Conhecimento conjectural: minha solução do problema da indução. In: _______. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1975. cap. 1, p.13-40.