UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Questões do Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-13064
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A Matemática enquanto objeto de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental: natureza e características da área: aspectos da aprendizagem na área e suas implicações para o ensino. Principais recursos e estratégias de ensino Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tendências curriculares no ensino de matemática: objetos e conteúdos para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Principais questões na avaliação do ensino em Matemática.

OBJETIVO(S):

Apresentar os principais conceitos e desafios relativos ao ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando uma reflexão sobre as metodologias utilizadas. Identificar obstáculos epistemológicos e didáticos no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino fundamental. Subsidiar a aquisição de conhecimentos pedagógicos específicos no ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

BIBLIOGRAFIA:

Carraher, T. Carraher, D. Schliemann, A. L. Na vida dez, na escola zero. SP: Cortez, 1993.

______________ Aprender pensando. RJ. Petrópolis: Vozes, 1984.

D´Ambrosio, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática. SP. Campinas: Unicamp, 1986.

Kamii. C. Aritmética: novas perspectivas - Implicações da teoria de Piaget. 5ª Ed. Campinas SP: Papirus, 1986.

____________ A criança e o número. 15ª Ed. Campinas: SP: Papirus, 1992.

____________ Reinventando a aritmética. 5ª Ed. S. P. Campinas: Papirus, 1992.

Miorim, M. A. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.