UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Conceitos Fundamentais de Matemática II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF09-13040
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam o aluno adquirir uma formação geral, desenvolvendo a capacidade de comunicação e representação, lendo e interpretando corretamente situações matemáticas do dia-a-dia e de outras áreas do conhecimento.
EMENTA:

Problemas do dia-a-dia envolvendo: razão, proporção, percentagem e juros simples. Unidades de medida de comprimento, ângulo, superfície, volume, tempo e massa. Aplicações de Geometria usando perímetro, área, volume e trigonometria. O conceito de Função construído através da observação de tabelas e gráficos, partindo de situações que ocorrem no cotidiano.


BIBLIOGRAFIA:

RUBINSTEIN, C. e outros. Matemática para o curso de formação de professores de 1º a 4º série do ensino fundamental. 2 ed. São Paulo, Moderna, 1997.
MENDONÇA. E. R. e outros. Matemática para o Magistério. 9 ed. São Paulo, Ática, 1998.
COLEÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Rio de Janeiro, SBM, 1993, 14 v.
REVISTA PROFESSOR DE MATEMÁTICA. São Paulo, SBM, 1982/1998.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Rio de Janeiro, Martins Fontes, 1984.