UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Matemática Instrumentalizada em Libras
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-13034
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

Aspectos teóricos: Análise histórica da pessoa surda. A Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução. Aspectos da Lei 10.436/2002 e o Decreto lei 5626/2005. Perdas Auditivas: Graus e Classificações. Filosofias educacionais voltadas para os alunos surdos: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Cultura, Comunidade, Povo e Identidade Surda (costumes e hábitos). Como o aluno surdo aprende. Organização do ensino de Matemática a partir da educação bilíngüe Português e Libras. Orientações sobre a prática pedagógica para o aluno surdo.

Aspectos práticos: Alfabeto Manual de Libras. Datilologia. Os cinco parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Uso do sinal de identificação pessoal. Vocabulário e Gramática de Libras. Sinais relacionados a objetos escolares. Números cardinais e numerais em Libras. Sinais relacionados á família. Tipos de Frases e verbos em Libras. Os classificadores. Cores, pronomes e advérbios de tempo em Libras. O sinal soletrado.

Aspectos relacionados ao Curso de Matemática: Processos Matemáticos Instrumentalizados em Libras: Etnomatemática e Libras: jogos com regras e de concentração. Utilização de Gráficos. Diário de Aprendizagem em Libras: Ferramenta de Instrução no Ensino de Matemática. Letramento Visual.



OBJETIVO(S):

Compreender os fundamentos teóricos e práticos voltados para o atendimento escolar de alunos surdos. Capacitar o futuro professor para a importância de ensinar Matemática utilizando como língua de instrução, a Língua Brasileira de Sinais no processo ensino-aprendizagem do aluno surdo.
DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FEBF07-11263Entre Letras e Sinais: LIBRAS, Interpretação e Aprendizagem na Escola Regular

BIBLIOGRAFIA:

FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista - Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC, SEES, 2001.

BRASIL, Secretaria de Educação Especial. A educação dos surdos/organizado por Giuseppe Rinaldi et al. Brasília: MEC/SEESP, 1997. V. II. - (série Atualidades Pedagógicas; n. 4) 361 p.

NOGUEIRA, M. A. M. Interação professor-ouvinte e pré-escolares surdos em duas alternativas metodológicas/ Marilene de Almeida Monteiro Nogueira - Brasília: CORDE, 1997. 137 p. - il. Originalmente apresentado como dissertação (mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SKLIAR, C. B. (org) A surdez: um olhar sobre a diferença. Porto Alegre: Mediação, 1998.