UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ZOOLOGIA
DISCIPLINA: Zooarqueologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG11-12983
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Arqueologia (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer subsídios aos bacharelandos em arqueologia informações sobre a fauna presente em sítios arqueológicos e discutir sua utilidade.
EMENTA:

Conhecimento da fauna proveniente de contextos arqueológicos, ressaltando as estratégias de subsistência humana, obtenção de matéria prima e de acúmulos naturais, bem como os diversos tipos de relações entre o homem, os animais e o meio.


BIBLIOGRAFIA:

FUMDHAMENTOS. Anais da Conferência Internacional sobre o Povoamento das Américas. FUMDHAMENTOS. Revista da Fundação Museu do Homem Americano. S. Raimundo Nonato: FUMDHAM, 1996, v. 1, no 1.
JACOBUS, A. L. 2004. Uma proposta para a práxis em zooarqueologia do Neotrópico: o estudo de arqueofaunas do abrigo Dalpiaz (um sítio de caçadores-coletores na Mata Atlântica). Rev. do CEPA, 28(39):49-110.
PERLÈS, C. 1998. As estratégias alimentares nos tempos pré-históricos. In: História da Alimentação (Flandrin, J. L. & Montanari, M. eds.), São Paulo, Ed. Estação Liberdade, p. 37-53.
PROUS, A. 1986/1990. Os moluscos e a arqueologia brasileira. Arq. Mus. Hist. Nat. UFMG, 11: 241-298.
ROSA, A. O. 2007. Restos faunísticos como fonte de informação cultural de grupos caçadores-coletores no Vale do Rio Caí, RS. In: Anais do V Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB/Sul: em CD-ROM.
QUEIROZ, Albérico Nogueira de. Fauna de vertebrados de Carnaúba do Dantas, RN: uma abordagem zooarqueológica e tafonômica. CLIO - Série Arqueológica, v. 1, nº15, 267-282.