UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
DISCIPLINA: Laboratório III (cerâmica)
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFCH05-12924
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Arqueologia (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Laboratório2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o material cerâmico como um documento e vestígio de evolução mental. Conhecer a tecnologia de fabrico da cerâmica. Discutir o significado cultural do antiplástico. Reconhecer os principais tipos e padrões de decoração. Relacionar forma e função. Apresentar técnicas de documentação e tabulação de dados. Refletir sobre estratégias de análise e possibilidades de interpretação. Realizar experimentações de manufatura e apresentar normas de restauração e conservação da cerâmica.
EMENTA:

Teoria e prática do estudo de cerâmicas arqueológicas. Tecnologia cerâmica. Métodos de manufatura. Tipos de antiplásticos. Decorações plásticas e pintadas. Morfologia: forma e função. Registro fotográfico e gráfico. Elaboração de planilhas. Possibilidades de análises. Inferências interpretativas. Experimentação de procedimentos adequados em laboratório.

PRÉ-REQUISITO 1:

IFCH05-12922 Laboratório I (curadoria)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES DE OLIVEIRA, Claudia. Estilos tecnológicos da cerâmica pré-histórica no sudeste do Piauí - Brasil. São Paulo: MAE/FFLCH-USP, 2000 (Tese de Doutorado).
CHMYZ, Igor et al. Terminologia arqueológica brasileira para a cerâmica. Cadernos de Arqueologia. Paranaguá: Mus. Arq. e Artes Pop., Universidade Federal do Paraná, 1976, nº1, pág. 119-148.
LA SALVIA, Fernando e BROCHADO, José Proenza. Cerâmica Guarani. Porto Alegre: Posenato Arte e Cultura, 1989.
MEGGERS, Betty. A utilização de sequências cerâmicas seriadas para inferir comportamento social. Boletim do Instituto de Arqueologia Brasileira: Série Ensaios, Rio de Janeiro, IAB, 1985, nº. 3, 48p.
SCATAMACCHIA, Maria Cristina. A tradição Policroma no leste da América do Sul evidenciada pela ocupação guarani e tupinambá - Fontes arqueológicas e etnohistóricas. Tese de Doutorado em Antropologia Social (Arqueologia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1990.