UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
DISCIPLINA: Laboratório II (lítico)
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFCH05-12923
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Arqueologia (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Laboratório2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Enfocar o material lítico como um documento. Analisar as técnicas de estudo, perceber as diferentes tecnologias de produção e possibilidades de classificação do material. Realizar experimentações de manufatura lítica. Compreender a traceologia como uma estratégia de estudo da função e de funcionamento dos instrumentos arqueológicos. Apresentar normas de restauração e conservação do material lítico. Fornecer um panorama das indústrias líticas nas Américas e seu significado social.
EMENTA:

O material lítico como documento arqueológico. Técnicas de descrição, análises e representação gráfica do material lítico. Tecnologia lítica. Sistemas de classificação lítica. Técnicas experimentais de manufatura lítica. Traceologia. Detecção de função. Procedimentos de restauração e conservação. Material lítico e sociedade. As indústrias líticas nas Américas.

PRÉ-REQUISITO 1:

IFCH05-12922 Laboratório I (curadoria)
 
BIBLIOGRAFIA:

LAMING-EMPERAIRE, Annette. Guia para o estudo das indústrias líticas da América do Sul. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1967.
LEROI-GOURHAN, André. O gesto e a palavra 1 - Técnica e linguagem. Lisboa: Edições 70, 1985.
MANSUR-FRANCHOMME, Maria Estela. Instrumentos líticos, aspectos da análise funcional. Arquivos do Museu de História Natural. Belo Horizonte: UFMG, 1986/1990, v. 11, pág. 115-169.
MORAIS, José Luis de. A utilização dos afloramentos litológicos pelo homem pré-histórico brasileiro, análise do tratamento da matéria-prima. São Paulo: Fundo de Pesquisas do Museu Paulista/USP, 1983. Tese de Doutoramento.
PROUS, André. Apuntes para análises de industrias líticas. Ortegalia (Monografias de Arqueologia, Historia e Patrimônio). Ortigueira: Fundación Federico Maciñeira, 2004, n. 02.