UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
DISCIPLINA: Gestão de Patrimônio e Arqueologia Pública
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH05-12920
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Arqueologia (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Definir o que se conhece como preservação patrimonial; conhecer a legislação que rege a preservação patrimonial; demonstrar a evolução do conceito de patrimônio; conceituar Arqueologia Pública; avaliar estratégias de educação patrimonial.
EMENTA:

Arqueologia e licenciamentos ambientais, gestão de patrimônio e turismo. O público como sujeito cultural. Meios para a comunicação da arqueologia: sítios arqueológicos e ações in loco. Educação Patrimonial: terminologia, abordagens e finalidades.


BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BASTOS, R.L. & SOUZA, M.C Normas e Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico. São Paulo: IPHAN, 2008.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo - trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
GOVERNO FEDERAL (BRASIL). MINISTÉRIO DA CULTURA. IPHAN. Cartas patrimoniais. Brasília: 1995.(Cadernos de Documentos, 3).
HORTA, M. L. P.; E. GRUMBERG; A. Q. MONTEIRO. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.
MORLEY, E.J. Fazer Arqueologia: resgatar memórias. Rev. do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 22, Rio de Janeiro, 1987: 212-214.