UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
DISCIPLINA: Etnoarqueologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH05-12917
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Arqueologia (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar aos alunos através de leituras a contribuição da Etnoarqueologia para a construção do pensamento arqueológico atual.
EMENTA:

Origens e desenvolvimento da Etnoarqueologia no Brasil. Método e teoria em Etnoarqueologia. Possibilidades de interpretação através de informações históricas e prática antropológica. Cultura material, etnicidade e identidade étnica. Arqueologia como história indígena de longa duração.


BIBLIOGRAFIA:

HERNANDO GONZALO, A. La Etnoarqueología, hoy: una via eficaz de aproximaxión al pasado. Trabajos de Prehistoria, ano 52, n. 2, p. 15-30, 1995.
NOELLI, F. S. A. Sem Tekohá não há Tekó: em busca de um modelo etnoarqueológico da aldeia e da subsistência Guarani e sua aplicação a uma área de domínio no delta do rio Jacuí-RS. Dissertação (Mestrado)-PUCRS, Porto Alegre, 1993.
OLIVEIRA, L. M. A produção cerâmica como reafirmação de identidade étnica Maxacali: um estudo etnoarqueológico. Dissertação (Mestrado)-MAE/USP, São Paulo, 1999
SILVA, Fabíola A. As tecnologias e seus significados: um estudo da cerâmica dos Asuriní do Xingu e da cestaria dos Kayapó-Xikrin sob uma perspectiva etnoarqueológica. Tese (Doutorado)-FFLCH/USP, São Paulo, 2000.
SOARES, André L. R. Guarani: organização social e arqueologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.