UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
DISCIPLINA: Arte Rupestre
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH05-12914
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Arqueologia (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Relacionar surgimento da arte rupestre ao processo de hominização. Discutir a origem e a função da arte rupestre. Demonstrar a metodologia de estudo da arte rupestre. Analisar as tentativas de interpretação. Demonstrar a diversidade espaço-temporal e funcional da arte rupestre. Caracterizar a Arte Rupestre Brasileira. Discutir as tendências de estudo.
EMENTA:

Conceito de arte pré-histórica. Processo de hominização e arte rupestre. Origem e função da arte rupestre. Metodologia de documentação e estudo. Principais teorias interpretativas. Diversidade das manifestações: variação temporal, espacial e funcional. Aproximações etnológicas. A Arte Rupestre Brasileira. Temática e técnicas. A questão das tradições e estilos. Perspectivas e possibilidades de estudo.


BIBLIOGRAFIA:

CONSENS, Mario e SEDA, Paulo. Fases, estilos e tradições na arte rupestre brasileira: a incomunicabilidade científica. Revista do CEPA. Santa Cruz do Sul: Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1990, v.17, nº20, pág. 33-58.
GASPAR, Madu. A arte rupestre no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
KI-ZERBO, Joseph. A arte pré-histórica africana. IN: KI-ZERBO, J. (coor.). História Geral da África. São Paulo: Ática/UNESCO, 1982, v. 1, Metodologia e Pré-História da África, pág. 667-698.
LEROI-GOURHAN, André. As religiões da pré-história. Lisboa: Edições 70, 1983.
PESSIS, Anne-Marie. Método de análise das representações rupestres. Cadernos de Pesquisa. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 1983, nº3, Série Antropologia, pág. 11-39.
PROUS, André. Arte rupestre brasileira: uma tentativa de classificação. Revista de Pré-História. São Paulo: USP/Instituto de Pré-História, 1989, v. 7, p.9-33.
SCHOBINGER, Juan. Arte Prehistórico de América. México: Jaca Book, 1997.