UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Cultura e Cotidiano Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12822
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

COMPREENDER COMO SE ESTABELCEM AS RELAÇÕES ENTRE AS CULTURAS E O CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR
COMPREENDER O COTIDIANO ESCOLAR COMO ESPAÇOTEMPO DE CRIAÇÃO / INVENÇÃO
COMPREENDER AS PRÁTICAS COTIDIANAS COMO LUGAR DE SABERES.
REFLETIR SOBRE A CIRCULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS NO COTIDIANO DA ESCOLA

EMENTA:

Definições de cultura e cotidiano. As relações entre as culturas, o cotidiano e o currículo. O cotidiano como invenção. A escola e as redes educativas com que dialoga. O conhecimento científico e sua relação com os diferentes saberes que circulam na escola.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, NILDA & OLIVEIRA, INÊS BARBOSA (ORGS.). PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS. PETRÓPOLIS: DP&A, 2008.
BAKHTIN, MIKHAIL. ESTÉTICA DA CRIAÇÃO VERBAL. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2003.
BENJAMIN. WALTER. MAGIA E TÉCNICA ARTE E POLÍTICA. SÃO PAULO: BRASILIENSE.
CERTEAU. MICHEL DE. A INVENÇÃO DO COTIDIANO. PETRÓPOLIS: EDITORA VOZES.
OLIVEIRA, INÊS BARBOSA. NARRATIVAS - OUTROS CONHECIMENTOS, OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO. DP ET ALII
PASSOS, MAILSA CARLA PINTO & RIBES, RITA MARISA. EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. NAU EDITORA
PASSOS, MAILSA CARLA PINTO & RIBES, RITA MARISA. DENTIDADE, DIVERSIDADE: PRÁTICA CULTURAL EM PESQUISA. DP ET ALII
PASSOS, MAILSA CARLA PINTO. MUSEUS, RUAS E MERCADOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E ALIANÇAS DA DIÁSPORA. IN: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, V.10, N.2, PP.146-156, JUL/DEZ 2010
SANTOS, BOAVENTURA DE SOUSA & MARIA PAULA MENEZES. EPISTEMOLOGIAS DO SUL. EDITORA CORTEZ, 2010.