UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Cultura e Cotidiano Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12822
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 0 60

EMENTA:

Definições de cultura e cotidiano. As relações entre as culturas, o cotidiano e o currículo. O cotidiano como invenção. A escola e as redes educativas com que dialoga. O conhecimento científico e sua relação com os diferentes saberes que circulam na escola.

OBJETIVO(S):

COMPREENDER COMO SE ESTABELCEM AS RELAçõES ENTRE AS CULTURAS E O CURRíCULO NO COTIDIANO ESCOLAR

COMPREENDER O COTIDIANO ESCOLAR COMO ESPAçOTEMPO DE CRIAçãO / INVENçãO

COMPREENDER AS PRáTICAS COTIDIANAS COMO LUGAR DE SABERES.

REFLETIR SOBRE A CIRCULAçãO DE SABERES E PRáTICAS NO COTIDIANO DA ESCOLA



BIBLIOGRAFIA:

ALVES, NILDA et OLIVEIRA, INêS BARBOSA (ORGS.). PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS. PETRóPOLIS: DPetA, 2008.

BAKHTIN, MIKHAIL. ESTéTICA DA CRIAçãO VERBAL. SãO PAULO: MARTINS FONTES, 2003.

BENJAMIN. WALTER. MAGIA E TéCNICA ARTE E POLíTICA. SãO PAULO: BRASILIENSE.

CERTEAU. MICHEL DE. A INVENçãO DO COTIDIANO. PETRóPOLIS: EDITORA VOZES.

OLIVEIRA, INêS BARBOSA. NARRATIVAS - OUTROS CONHECIMENTOS, OUTRAS FORMAS DE EXPRESSãO. DP ET ALII

PASSOS, MAILSA CARLA PINTO et RIBES, RITA MARISA. EDUCAçãO EXPERIêNCIA ESTéTICA. NAU EDITORA

PASSOS, MAILSA CARLA PINTO et RIBES, RITA MARISA. DENTIDADE, DIVERSIDADE: PRáTICA CULTURAL EM PESQUISA. DP ET ALII

PASSOS, MAILSA CARLA PINTO. MUSEUS, RUAS E MERCADOS: PROCESSOS IDENTITáRIOS E ALIANçAS DA DIáSPORA. IN: CURRíCULO SEM FRONTEIRAS, V.10, N.2, PP.146-156, JUL/DEZ 2010

SANTOS, BOAVENTURA DE SOUSA et MARIA PAULA MENEZES. EPISTEMOLOGIAS DO SUL. EDITORA CORTEZ, 2010.