UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias II
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12813
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Apresentar ao aluno temas atuais e resultados de pesquisas desenvolvidas recentemente na área. Refletir criticamente sobre os avanços teóricos na área de conhecimento. Desenvolver estudos apoiados em bibliografia atualizada na área de conhecimento.
EMENTA:

Temas atuais em formação humana com mediação das tecnologias de informação e comunicação. Pesquisas desenvolvidas recentemente na área. Últimos avanços conceituais na área de conhecimento.


BIBLIOGRAFIA:

BINGHAM, Tony e CONNER, Marcia. O Novo Social Learning: como transformar as empresas com aprendizagem em rede. São Paulo: Évora, 2011.
COLL, Cesar et al. Psicologia da Educação Virtual. ArtMed, 2010.
CARR, Nicholas. A Geração Superficial: O que a Internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
ISAACSON, Walter. Steve Jobs. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KEEN, Andrew. Culto do Amador, O. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
PASSARELLI, B. Interfaces digitais na Educação: @lucin[ações] consentidas.São Paulo: Escola do Futuro - USP, 2007.
POWERS, William. O BlackBerry de Hamlet. São Paulo: Alaúde Editorial, 2012.
SANTAROSA, L et. Al. Tecnologias Digitais Acessíveis. Porto Alegre: Engenho de Ideias, 2010.
SHIRKY, C. A Cultura da Participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
TENCER, Bill. Click. São Paulo : Globo, 2009.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social - a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.