UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias I
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12812
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Apresentar ao aluno temas atuais e resultados de pesquisas desenvolvidas recentemente na área. Refletir criticamente sobre os avanços teóricos na área de conhecimento. Desenvolver estudos apoiados em bibliografia atualizada na área de conhecimento.
EMENTA:

Temas atuais em formação humana com mediação das tecnologias de informação e comunicação. Pesquisas desenvolvidas recentemente na área. Últimos avanços conceituais na área de conhecimento.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, M. E. B. O educador no ambiente virtual: concepções, práticas e desafios. Fórum de Educadores. São Paulo: SENAC, 2004.
ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 2001.
BARANAUSKAS, M. C. C. et al. Aprendizagem na Era das Tecnologias Digitais. São Paulo: Cortez, 2010.
BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Modelos Pedagógicos para a Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CHRISTENSEN, Clayton M. et al. Inovação na sala de aula - Como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2011.
GARCIA, D. M. F.; CECÍLIO, S. (Orgs.). Formação e Profissão Docente em Tempos Digitais. Alínea, 2009.
PRENSKY, M. Não me atrapalhe, mãe - Eu estou aprendendo! São Paulo: Phorte, 2010.
______. Digital game based learning: practical ideas for the application of digital game based learning. St. Paul, MN: Paragon House, 2007.