UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Proc. de Aprend. de Leitura e Escrita no Contexto das Tec. Dig. de Info. e Com.
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12809
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Apresentar as diferentes concepções sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita.
Discutir o impacto, as transformações, mudanças impulsionadas pelo avanço das TICs, no contexto da sociedade do informacionismo.
Refletir sobre as mudanças no processo de aprendizagem de leitura e escrita, a partir do uso das mídias digitais.
Discutir as questões políticas, sociais e econômicas envolvidas nas políticas públicas relacionadas ao tema.

EMENTA:

O processo de aprendizagem da leitura e da escrita, para além do conceito de alfabetização.
Leitura e escrita como processo contínuo de aprendizagem na formação humana.
Conceito de: Tecnologias de Informação e Comunicação, sociedade do informacionismo, alfabetização e letramento. Fracasso escolar, analfabetismo, interdição e as políticas públicas.



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