UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Processos de Formação Humana na Perspectiva Sociointeracionista
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12808
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

EMENTA:

Conceito de aprendizagem na perspectiva sociointeracionista.

Aprendizagem em ambientes presenciais e não-presenciais.

Algumas teorias sociointeracionistas e suas aplicações na aprendizagem: Vygotsky, Luria, Leontiev, Goffman, Wallon.

Conceito de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Aplicação prática dos conceitos na inserção da Tecnologia de Informação e Comunicação nos processos de ensino.



OBJETIVO(S):

Conceituar aprendizagem na perspectiva sócio-interacionista.

Conhecer conceitos importantes de teóricos sócio-interacionistas.

Apropriar-se desses conceitos para aprimorar a prática docente.

Definir Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Elaborar estratégias de ensino com aplicação de TIC.



BIBLIOGRAFIA:

BéLTRAN, J. L. et al. Procesos, estrategias y técnicas de aprendizaje. Madrid: Sintesis, 1993.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos - por um interacionismo sócio-discursivo. São

Paulo, Educ, 1999.

GOFFMAN, E. A Representação do Eu na vida Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.

LèVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MOLL, L. Vygotsky e a Educação: Implicações Pedagógicas da Psicologia Sócio-Histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

OLIVEIRA, Eloiza S. G. et Villardi, R. Tecnologia na Educação. Uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.

PALOFF, Rena M. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PETERS, O. A educação a distância em transição. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.

POZO, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

______. Adquisición de conocimiento: cuando la carne se hace verbo. Madrid: Morata, 2003.

VALDéS, M. T. M. Estrategias de aprendizaje: Punto de encuentro entre la Psicología de la Educación y la Didáctica. In ROSA, D. E. G. et SOUZA, V. C. de. Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DPetA, 2002.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Obras Escogidas. Madrid: Visor/MEC, 1996.

______; LEONTIEV, A. N.; LURIA. A. R. Psicologia e Pedagogia. Lisboa: Estampa, 1977.

WICK, C.; LEON, L. O desafio do aprendizado. São Paulo: Nobel, 1996.