UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Inovação e Mudança na Prática Docente com Tecnologias
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12807
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Conhecer a organização escolar, projetos e processos educacionais.
Identificar as relações entre mediação pedagógica, pesquisa e conhecimento.
Analisar a educação globalizada e os campos disciplinares junto às demandas por mudança.
Identificar o papel da tecnologia para o conhecimento escolar.
Aprender pela pesquisa: os projetos de trabalho.
Participar na elaboração de um projeto de trabalho refletindo as etapas do processo.

EMENTA:

Os processos educacionais, da escola fragmentada à necessidade das práticas integradas em uma educação globalizada. Os projetos de trabalho como espaço para mediação docente: pela pesquisa, cooperação e compartilhamento. A mobilização dos conhecimentos disciplinares e sua relação com as tecnologias da informação e comunicação. Vivenciar um projeto de trabalho: metodologia participativa para uma prática reflexiva.


BIBLIOGRAFIA:

ALAVA, Seraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
ALMEIDA, Fernando Jose, FONSECA JR, Fernando Moraes. ProInfo: Projetos e Ambientes Inovadores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
ALMEIDA, M. E. B., PRADO, M.E.B.B. Pedagogia de projetos e integração de mídias. In: Salto para o Futuro/TV escola. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/index.htm. Acesso em março, 2009.
ASSMAN, Hugo (org). Reencantar a educação:rumo a sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CHRISTENSEN, Clayton M. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2012.
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegra: Artes Médicas, 1998.
_________.Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
_________. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
_________[et al.] Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MEIRIEU, Philippe. Aprender...sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MORAN, José M; MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda A . Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinariedade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar Porto Alegre: ArtMed, 1998.
_________. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.