UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Globalização, Consumo e Internet
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12805
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

EMENTA:

Globalização, consumo e formas de subjetivação.

Nativos Digitais: conceito e diferentes abordagens teóricas.

Formas de Consumo dos Nativos Digitais em Ambientes Físicos e Virtuais.

Internet, consumo e sociabilidade: Redes Sociais, Mídias Sociais e Consumo Colaborativo.



OBJETIVO(S):

Discutir criticamente o conceito de globalização, bem como seus principais fenômenos na nova ordem global

Caracterizar a geração dos Nativos Digitais.

Discutir os hábitos de navegação na Internet dos Nativos Digitais, bem como suas práticas de consumo, tanto em ambientes virtuais como em ambientes físicos.

Discutir criticamente o impacto das tecnologias de digitais nas formas de subjetivação dos Nativos Digitais.

O surgimento de novos fenômenos de consumo na Internet: o uso das redes e mídias sociais, o consumo colaborativo e a Economia Criativa.



BIBLIOGRAFIA:

BAUMAN, Z. Vida Para Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

_________ . A ética é Possível Num Mundo de Consumidores? Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.

BOSTMAN, R. e ROGERS, R. O Que é Meu é Seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CARR, N. A Geração Superficial: O que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

___________. A Sociedade em Rede: A era da informação, volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007, 10ª. Edição.

___________. O Poder da Identidade: A era da informação, volume 2. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007, 10ª. Edição.

COWEN, T. Crie Sua Própria Economia. Rio de Janeiro: Record, 2011.

GASSER, U. e PALFREY, J. Nascidos na Era Digital. Porto Alegre: Bookman, 2011.

GIDDENS, A. Mundo em Descontrole: O que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2000.

HELD, D. e McCGREW, A. Prós e Contras da Globalização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LèVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004.

______. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PARISHER, E. O Filtro Invisível: O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.

QUALMANN, E. Socialnomics. São paulo: Saraiva, 2011.

SASSEN, S. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SHIRKY, Clay. Cultura da Participação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.

___________. Lá Vem Todo Mundo: O poder de organizar sem organizações.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

TAPSCOTT, D. A Hora e a Vez da Geração Digital. Rio de Janeiro: Agir, 2009.