UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Gestão Educacional em Tempos de Cultura Digital
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12804
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Discutir os parâmetros que devem nortear a gestão educacional, no contexto de culturas digitais.
Estabelecer parâmetros de utilização de recursos tecnológicos na gestão da educação, de modo a incrementar o processo de aprendizagem e favorecer o desenvolvimento do aluno.

EMENTA:

A cultura digital: impactos sobre os modos de aprender e sobre o desenvolvimento dos alunos. O novo aluno; o novo professor; o novo gestor. O uso de tecnologias na gestão escolar: aspectos pedagógicos e administrativos. Implantação de sistemas digitais de aprendizagem e de gerenciamento. Uso de ferramentas de comunicação e informação em atividades presenciais e a distância: ferramentas de busca, redes sociais, ferramentas de construção de conhecimento; netiqueta. Gerenciamento de programas e cursos oferecidos à distância.


BIBLIOGRAFIA:

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
LÜCK, Heloisa. A evolução da gestão educacional, a partir de mudança paradigmática. Disponível em http://cedhap.com.br/publico/ge_GestaoEscolar_02.pdf
MORAN, José Manuel. Novos desafios na educação - a Internet na educação presencial e virtual. In: PORTO, Tânia Maria. Saberes e Linguagens de educação e comunicação. Pelotas, Ed. UEPelotas, 2001. p. 19-44. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm. Acesso em maio de 2012.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A produção do conhecimento e o ensino da gestão educacional no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 24, n. 1 (2008). Disponível em http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19238. Acesso em maio de 2012.

VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003.

VILLARDI, Raquel & OLIVEIRA, Eloiza. Tecnologia na educação: uma perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro, Dunya/Qualitymark, 2005.