UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Fundamentos e Princípios da Educação à Distância
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12802
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

EMENTA:

Histórico da evolução da Educação a Distância (EAD). Fundamentos teóricos da EAD. Princípios fundamentais da EAD: espaço, tempo, distância transacional. As funções docentes na Educação a Distância. Principais políticas de EAD no Brasil.

OBJETIVO(S):

Conhecer os princípios teóricos que norteiam a Educação a Distância. Caracterizar esta modalidade de Educação. Discutir criticamente a utilização da EAD. Analisar algumas políticas de EAD vigentes no nosso país.

BIBLIOGRAFIA:

ARRUDA, Eucídio. Ciberprofessor: novas tecnologias, ensino e trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BELONNI, Maria L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

BIANCHETTI, Lucídio. Da chave de fenda ao laptop: tecnologia digital e novas qualificações - desafios à educação. Petrópolis: Vozes; Florianópolis: UFSC, 2001.

CROCHIK, J. O computador no ensino e a limitação da consciência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

FAZENDA, Ivani et alii. Interdisciplinaridade e novas tecnologias. Campo Grande: EDUFMS, 1999.

GIUSTA, Agnela S.; FRANCO, Iara M. (Orgs). Educação a distância: uma articulação entre teoria e a prática. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2003.

KENSKI, Vaní M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LITTO, F.L.; FORMIGA, M. Educação a Distância. O Estado da Arte. São Paulo: Pearson Brasil, 2008.

LITWIN, Edith (Org.) Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LITWIN, Edith (Org.) Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MEDEIROS, Marilú F.; FARIA, Elaine T. (Orgs.). Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MORAES, Maria C. (Org). Educação à distância: fundamentos e práticas. Campinas: UNICAMP/NIED, 2002.

PALOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aulas on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágios da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.

RAMAL, Andréa C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

VILLARDI, Raquel et OLIVEIRA, Eloiza da Silva G. Tecnologia na Educação. Uma

perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.