UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Escola e Literatura - A Formação do Leitor Proficiente
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12798
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Abordar e discutir criticamente as questões que envolvem o trabalho com leitura e literatura na escola; apresentar propostas metodológicas para o desenvolvimento do leitor proficiente.
EMENTA:

Conceito de texto e de leitura; o que é o leitor; história da leitura na escola; origem e evolução da literatura infanto-juvenil; o trabalho com o texto literário na escola; proposta metodológica para o trabalho com o texto literário na escola para o desenvolvimento do leitor proficiente.


BIBLIOGRAFIA:

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.
IDEM. A literatura infantil - história, teoria, análise. São Paulo: Quíron, 1987.
IDEM. Literatura infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1980.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira - História e histórias. São Paulo: Ática, 1984.
IDEM. Um Brasil para crianças. São Paulo: Global, 1986.
SILVEIRA, Elisabeth Santos da. O aluno entende o que se diz na escola? Rio de Janeiro: Dunya, 1999.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler - e formando leitores para a vida toda. Rio de Janeiro: Dunya,1999.