UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: E-learning e Estilos de Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12797
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Observar aspectos cognitivos e motivacionais envolvidos no processo de aprendizagem em ambientes virtuais.
Caracterizar o conceito de Estilos de Aprendizagem, suas diferentes abordagens teóricas e suas implicações no âmbito do e-learning.
Discutir criticamente a utilização do conceito de Estilos de Aprendizagem em diferentes situações de construção do conhecimento com mediação tecnológica.
Conhecer algumas metodologias que utilizam Estilos de Aprendizagem em diferentes modalidades de educação com mediação tecnológica.

EMENTA:

O conceito de E-learning.
A noção de Inteligências Múltiplas.
O Conceito de Estilos de Aprendizagem e diferentes abordagens teóricas.
Aprendizagem e Educação com Mediação Tecnológica.
Metodologias baseadas na teoria dos Estilos de Aprendizagem no âmbito do E-learning.



BIBLIOGRAFIA:

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GARDNER, H. Estruturas da Mente - A teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
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TAPSCOTT, D. Geração Digital - A crescente e irreversível ascensão da Geração Net. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1999.