UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Cultura Escolar, Tecnologias e Educação
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12796
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Compreender o conceito de tecnologia e como convivemos com elas.
Conhecer os impactos na escola e na educação estabelecido pelas tecnologias.
Compreender os desafios docentes com o avanço tecnológico.
Discutir sobre as novas linguagens, textos e hipertextos como produtores de novas lógicas para ensinar e aprender.
Construir estratégias didáticas nas interfaces da Web (ambientes virtuais e entornos de aprendizagem: blogs, twitter, interfaces de escrita colaborativa, redes sociais).

EMENTA:

Os sentidos da técnica e da tecnologia para a escola e para a sociedade. Os lugares da tecnologia na cultura escolar. Da linguagem oral ao hipertexto, modos de produção e de conhecimento. As interfaces da web e sua colaboração para produção de novos entornos de aprendizagem, experiências práticas. Políticas públicas de inserção de tecnologias na educação.


BIBLIOGRAFIA:

BEHRENS, Marilda Aparecida. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente, Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
CORTIMIGLIA,Angela. As inovações tecnológicas na construção do conhecimento. Conversas e controvérsias, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 19-30. 2010/1 Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/viewFile/6867/5005
COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte, Autêntica: 2002.
GARCIA, Regina Leite. Múltiplas linguagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GRISPUN, Mirian R.S. Zippin (org). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LÉVY, Pierre. Educação e cibercultura: a nova relação com o saber. Disponível em http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=168&ParamEnd=5


LITWIN, Edith (org). Tecnologias Educacionais. Políticas, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1997.

LOPES, Rosana. Um novo professor, novas funções e novas metáforas. In: ASSMAN, Hugo (org). Redes digitais e a metamorfose do aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MARQUES, Mário Osório. A escola no computador. Ijuí: Unijuí, 1999.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
_________. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MORAN, J.M. MASETTO, M.BEHRENS. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa. Campinas: Papirus, 1997.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SANCHO, Juana M. (org) Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática. São Paulo: Brasiliense/UNESP, 1993.

VALENTE, José Armando (org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED-
Universidade Estadual de Campinas, 1999. Disponível em http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/index.html