UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Aprendizagem com Med. das Tec. de Info. e Comunic.- Bases Teóricas da Psicologi
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12793
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

EMENTA:

Introdução: Por que estudar aprendizagem, revisão dos conceitos mais importantes da área.

Ausubel e a aprendizagem significativa.

Bruner e a apreensão cognitiva da estrutura das áreas de conhecimento.

Gagné e a hierarquia de aprendizagem.

Bandura e a aprendizagem social.

Aplicações destas teorias à aprendizagem com mediação tecnológica.



OBJETIVO(S):

Conhecer e discutir aspectos relevantes da aprendizagem humana. Definir as principais características da aprendizagem com mediação tecnológica. Conceituar esta forma de aprendizagem sob o enfoque de teorias da Psicologia. Aplicar à realidade os conceitos citados.

BIBLIOGRAFIA:

AUSUBEL, David P. et al. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 2ª ed.

_____. Psicología educativa . Un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1978.

BIGGE, Morris L. Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo: EPU, 1977.

BANDURA, A. Teoría del aprendizaje social. Madrid : Espasa-Calpe, 1982. .

BRUNER, Jerome. Uma nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1976.

_______. A Cultura da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

______. Atos de Significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOREIRA, Marco Antonio. (3ª ed.). Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo, Ed. Moraes.

_____ et MASINI, E. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1993.

GAGNé, M. Robert. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino.Porto Alegre: Globo, 1980.

______. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.

SAHAKIAN, William S. Aprendizagem: sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.

STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed, 2000.