UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Aprendizagem com Med. das Tec. de Info. e Comunic.- Bases Teóricas da Psicologia
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12793
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Conhecer e discutir aspectos relevantes da aprendizagem humana. Definir as principais características da aprendizagem com mediação tecnológica. Conceituar esta forma de aprendizagem sob o enfoque de teorias da Psicologia. Aplicar à realidade os conceitos citados.
EMENTA:

Introdução: Por que estudar aprendizagem, revisão dos conceitos mais importantes da área.
Ausubel e a aprendizagem significativa.
Bruner e a apreensão cognitiva da estrutura das áreas de conhecimento.
Gagné e a hierarquia de aprendizagem.
Bandura e a aprendizagem social.
Aplicações destas teorias à aprendizagem com mediação tecnológica.



BIBLIOGRAFIA:

AUSUBEL, David P. et al. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 2ª ed.
_____. Psicología educativa . Un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1978.
BIGGE, Morris L. Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo: EPU, 1977.
BANDURA, A. Teoría del aprendizaje social. Madrid : Espasa-Calpe, 1982. .
BRUNER, Jerome. Uma nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1976.
_______. A Cultura da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
______. Atos de Significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOREIRA, Marco Antonio. (3ª ed.). Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo, Ed. Moraes.
_____ & MASINI, E. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1993.
GAGNÉ, M. Robert. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino.Porto Alegre: Globo, 1980.
______. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.
SAHAKIAN, William S. Aprendizagem: sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed, 2000.