UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: A Matemática dos Concursos: Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-12790
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Estudar conceitos fundamentais de Matemática ensinados no Ensino Médio e Fundamental.
Comparar os conteúdos exigidos nos concursos públicos para o magistério com aquele preconizado e praticado nas escolas públicas dos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Analisar a relação existente entre o conteúdo de cada questão de prova e o quê desse conteúdo é ensinado nas escolas públicas estaduais e municipais do Estado do Rio de Janeiro.

EMENTA:

Estudo dos Parâmetros Curriculares de Matemática.
Análise e resolução das questões de Matemática das provas de 10 Concursos Públicos para o magistério realizados nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Mesquita, Teresópolis, Niterói, Nilópolis e Belfort Roxo, entre outros.
A avaliação da aprendizagem realizada por provas como as dos concursos públicos.
Relação entre o conteúdo de cada questão de prova e o ensino de Matemática do Ensino Fundamental e Médio nas escolas públicas dos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Introdução ao software Geogebra.



BIBLIOGRAFIA:

Parâmetros Nacionais Curriculares.
Provas de Concursos Públicos aos Municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Teresópolis, Niterói e Belfort Roxo e outros.
LIMA, Elon e outros. Temas e problemas elementares. Rio de Janeiro: SBM, 2006.
CRATO, Nuno. Desastre no ensino de Matemática: como recuperar o tempo perdido. Lisboa: Gradiva, 2006
Programas Oficiais da Secretaria Estadual de Educação e das Secretarias Municipais de Educação dos referidos municípios.
Textos complementares sobre ensino de Matemática fornecidos em um CD dos seguintes pesquisadores: Dario Fiorentini (UNICAMP), Elaine Vieira (UFRGS), Paulo Abrantes (Universidade de Lisboa).