UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENGENHARIA SANITARIA E MEIO-AMBIENTE
DISCIPLINA: Química Ambiental e Sanitária I
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEN07-12776
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEN - Eng. Ambiental e Sanitária (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Laboratório1 2 30
TOTAL 4 5 75

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER OS ASPECTOS TEÓRICOS E A PRÁTICA LABORATORIAL INERENTE AOS CONCEITOS DE QUÍMICA GERAL, FÍSICO QUÍMICA E QUÍMICA ORGÂNICA APLICADOS AOS TRATRAMENTOS DE ÁGUAS, DE EFLUENTES LÍQUIDOS E DE RESÍDUOS SÓILIDOS, BEM COMO NO CONTROLE DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, DO SOLO E DO AR.
EMENTA:

A QUÍMICA DA ATMOSFERA, DAS ÁGUAS E DOS SOLOSE PRINCIPAIS POLUENTES. APRESENTAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE UM LABORATÓRIO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE SEGURANÇA DO TRTABALHO NO LABORATÓRIO. PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES E SUAS PROPRIEDADES. REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO (ÁCIDO-BASE), PRECIPITAÇÃO, COMPLEXAÇÃO E OXIRREDUÇÃO. TITULAÇÃO E CURVAS DE TITULAÇÃO UTILIZANDO ESSAS REAÇÕES. CONSTANTES DE EQUILIBRIO: CONSTANTES DE DISSOCIAÇÃO; PRODUTOS DE SOLUBILIDADE; CONSTANTES DE ESTABILIDADE DE COMPLEXOS; POTENCIAIS PADRÃO E CONSTANTES DE EQUILIBRIO DE OXIRREDUÇÃO. ESCALA DE PH E SUA MEDIAÇÃO; O ELETRODO DE VIDRO. ELETRODOS ÍONS-SELETIVOS. POTENCIAIS DE OXIRREDUÇÃO E ELETRODOS DE REFERÊNCIA; MEDIAÇÃO DOS POTENCIAIS DE OXIRREDUÇÃO. CINÉTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS E BIOQUÍMICAS APLICADA AOS PROCESSOS DE TRATAMENTO. ASPECTOS QUÍMICOS E REAGENTES USADOS NOS PROCESSOS DE COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO. PRINCIPAIS FUNÇÕES DA QUÍMICA ORGÂNICA E SUA RELEVÂNCIA NA ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. COLETA E PRESERVAÇÃO DE AMOSTRAS DE ÁGUAS E EFLUENTES LÍQUIDOS.

PRÉ-REQUISITO 1:

FEN07-12756 Físico-Química Ambiental
 
BIBLIOGRAFIA:

1. SAWYER, C.N.; MCCARTY, P.L.; PARKIN, G.F. Chemistry for Environmental Engineering and Science, 5TH edition, new York: McGraw-Hill, 2003, 752 pp.
2. HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012, 920 pp.
3. BROWN, T. L. ET AL., Química: A Cidade Central. 9 ed. São Paulo: Pearson. 2005, 992 pp.
4. ATKINS, P. W. e JONES, L. Princípios de Química - Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2012, 1048 pp.
5. APHA; AWWA; WEF; Standart Methods for the Examination of Water and Wastewater. 21st.ed. Washington, DC: American Public Health Association, 2005.