UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Linux Educacional Avançado
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF07-12745
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Laboratório1 2 30
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

ESTE CURSO VISA INTRODUZIR UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA EM AMBIENTE LINUX E A PARTIR DESTA CONSTRUIR PROGRAMAS PARA A PLATAFORMA EDUCACIONAL COM OS PRÓPRIOS ALUNOS, ALÉM DE APRESENTAR FERRAMENTAS MULTIMÍDIAS LIVRES COM FOCO NA CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA COMPLEMENTAR DE ENSINO.
EMENTA:

SE JOGA NA REDE: CULTURA REMIX, WEB 2.0, COMPARTILHAMENTO E REMIXAGEM REVISÃO DOS JOGOS LIVRES PARA EDUCAÇÃO EXISTENTES; INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DE AUDIO E VÍDEO LIVRES E LINGUAGEM AUDIOVISUAL; INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO: PROGRAMANDO A CUSTOMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO LINUX COMO AMBIENTE DE ENSINO, COM A INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS E LINGUAGENS APRENDIDAS, DE COMPLEMENTAÇÃO DAS AULAS.


BIBLIOGRAFIA:

SCRATCH BEGINNER'S GUIDE - HTTP://WWW.SCRATCHGUIDE.COM;
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ALGORITMOS - ALVARO BORGES DE OLIVEIRA;
PROGRAMMING LINUX GAMES - JOHN R. HALL AND LOKI SOFTWARE INC;
CRAFTING DIGITAL MEDIA - DANIEL JAMES.