UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Linux Educacional Avançado
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF07-12745
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Laboratório1 2 30
TOTAL 5 6 90

EMENTA:

SE JOGA NA REDE: CULTURA REMIX, WEB 2.0, COMPARTILHAMENTO E REMIXAGEM REVISãO DOS JOGOS LIVRES PARA EDUCAçãO EXISTENTES; INTRODUçãO àS FERRAMENTAS DE AUDIO E VíDEO LIVRES E LINGUAGEM AUDIOVISUAL; INTRODUçãO A PROGRAMAçãO: PROGRAMANDO A CUSTOMIZAçãO DA DISTRIBUIçãO LINUX COMO AMBIENTE DE ENSINO, COM A INTEGRAçãO DAS FERRAMENTAS E LINGUAGENS APRENDIDAS, DE COMPLEMENTAçãO DAS AULAS.

OBJETIVO(S):

ESTE CURSO VISA INTRODUZIR UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAçãO ESPECíFICA EM AMBIENTE LINUX E A PARTIR DESTA CONSTRUIR PROGRAMAS PARA A PLATAFORMA EDUCACIONAL COM OS PRóPRIOS ALUNOS, ALéM DE APRESENTAR FERRAMENTAS MULTIMíDIAS LIVRES COM FOCO NA CONSTRUçãO DE UMA PLATAFORMA COMPLEMENTAR DE ENSINO.

BIBLIOGRAFIA:

SCRATCH BEGINNER´S GUIDE - HTTP://WWW.SCRATCHGUIDE.COM;

INTRODUçãO à PROGRAMAçãO ALGORITMOS - ALVARO BORGES DE OLIVEIRA;

PROGRAMMING LINUX GAMES - JOHN R. HALL AND LOKI SOFTWARE INC;

CRAFTING DIGITAL MEDIA - DANIEL JAMES.