UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: Economia da Cultura e Relações Internacionais
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFCH04-12685
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIFCH - Relações Internacionais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

DISCUTIR OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM A RELAÇÃO ENTRE A ECONOMIA DA CULTURA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
EMENTA:

Diplomacia cultural. Política cultural externa. Identidade cultural. Economia da cultura. Indústria cultural. Indústria criativa. UNESCO.

PRÉ-REQUISITO 1:

IFCH04-12711 Organizações Internacionais
 
BIBLIOGRAFIA:

BENHAMOU, Françoise. A economia da cultura. [Trad.]. São Paulo : Ateliê Editorial, 2007.
BERTINI, Alfredo. Economia da cultura. São Paulo: Saraiva, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000.
MILLER, Toby & YÚDICE, George. Política cultural. Barcelona: Ed. Gedisa, 2002.
REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2007.