UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Espanhola Instrumental para Relações Internacionais I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE03-12675
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFCH - Relações Internacionais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER A HABILIDADE DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA DE TEXTOS DA ÁREA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
EMENTA:

A habilidade de leitura em língua estrangeira. Estudo de textos da área de Relações Internacionais, em diferentes registros, de diversas fontes e assuntos, usando estratégias próprias da leitura como processo interativo. Inferência de vocabulário pertinente à atividade de compreensão leitora.




BIBLIOGRAFIA:

ARNAUD, Vicente Guilhermo. Mercosur, Unión Europea, Nafta y los Procesos de Integración Regional. Buenos Aires: Abeledo-Oerrot, 1996.
BERNAL-MEZA, Raúl. Sistema Mundial y Mercosur. Globalización, Regionalismo y Políticas Exteriores Comparadas. Buenos Aires: GEL // Nuevohacer, 2000.
BRICEÑO-RUIZ, José. La Integración Regional en América Latina u el Caribe. Los Andes: Publicaciones Vicerrectorado Académico / Codepre, 2007.
CICUREL, Francine. Lectures interactive en langue étrangère. Paris , Hachette, 1991.
COLOMER, T. CAMPS, A. Enseñar a leer, enseñar a comprender. 1ª reimp. Madrid: Celeste Ediciones, 2000.
DENYER, Monique. La lectura: una destreza pragmatic y cognitivamente active. España: Universidad Antonio de Nebrija, 1998.
GRELLET, F. Developing reading skills - a practical guide to reading comprehension exercises. Cambridge: CUP, 1982.
KLEIMAN, A. Texto e Leitor. São Paulo: Pontes, 1992.
LECHINI, Gladys; KLAGSBRUNN, Victor; GONÇALVES, Williams (Orgs.). Argentina e Brasil: vencendo os preconceitos. Rio de Janeiro: Revan, 2009.
JUNGER, Cristina de S. Vergano. El trabajo con comprensión lectora en lo cotidiano escolar Cuadernos ENBRAPE, Belo Horizonte: Librería, 2002 [CD-ROM].
MOITA LOPES, L.P. Oficna de Luinguistica Aplicada - A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
SALIÉS, Tânia Gastão (org.). Oficina de Leitura Instrumental: planejamento e elaboração de materiais; coletânea de documentos. Rio de janeiro: IPEL/PUC-RIO, 2005.
SOLÉ, Isabel. Estrategias de lectura. 4. Ed., Barcelona: Graó, 1994.