UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Língua Inglesa Instrumental para Relações Internacionais I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE04-12671
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFCH - Relações Internacionais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER A HABILIDADE DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA DE TEXTOS DA ÁREA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
EMENTA:

A habilidade de leitura em língua estrangeira. As diferentes estratégias de processamento textual. Estratégias de atribuição de significado a palavras desconhecidas. Desenvolvimento de conhecimento lexical, gramatical e discursivo que permita a compreensão de textos em inglês, com diferentes graus de dificuldade, da área de Relações Internacionais.


BIBLIOGRAFIA:

BACHMAN, L.F. Reading English discourse: Busines, economics, law & political science. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986.
BAYLIS, John; SMITH, Steve; OWENS, Patricia (Orgs.). The Globalization of World Politics: an introduction to international relations. Oxford: Oxford University Press, 2008.
BRUCE, I. Theory and concepts of English for academic purposes. London: Palgrave, 2011.
CAMPBELL, C. English for academic study: Vocabulary. Reading: Garnet Education, 2007.
NUTTALL, C. Teaching reading skills in a foreign language. London: Heinemann, 1982.
O'NEIL, Patrick. Essentials of Comparative Politics. Nova Iorque: W.W. Norton & Cia, 2007.
ROBINSON, P. ESP today: A practitioner's guide. London: Prentice Hall, 1991.
SWALES, J. M. & FEAK, C. B. Navigating academia: Writing support genres. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2011.
WALLACE, M & WRAY, A. Critical reading and writing for postgraduates. London: Sage, 2006.