UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Estudo e Desenvolvimento de Projetos (EDP)
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FIS02-12642
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 7)
EDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Discutir com alunos de diferentes cursos da UERJ a Pedagogia de Projetos: O que é? Histórico; papel na formação de professores; políticas públicas e projetos; elementos importantes para a realização de planejamentos, desenvolvimento e pesquisa de projetos político-pedagógicos interdisciplinares;
Apresentar exemplos de projetos já desenvolvidos na parceria universidade-escola e as pesquisas feitas no contexto do seu desenvolvimento.

EMENTA:

Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro.
Abordagens CTS-ARTE: Uma aproximação entre os enfoques Ciência e Arte e CTS (Ciência, Tecnologia e Educação):
Na escola básica; Na formação de professores; Nos espaços de educação não formal; nas parcerias entre a educação formal e a não formal
Controvérsias controladas e questões sociocientíficas
Alfabetização científica e cultural
Arte, Ciência e Cultura
Projeto político pedagógico
Parcerias universidade-escola-museus na formação de professores
Oficinas Pedagógicas em Projetos CTS-Arte


Conteúdo Programático
Projeto político pedagógico: O que é? Histórico; papel na formação de professores; presença nas políticas públicas; desenvolvimento e pesquisa no âmbito de projetos político-pedagógicos interdisciplinares.
Educação formal e não formal: Parcerias premeditadas
Inter/transdisciplinaridade na escola - possibilidades, limites e desafios
O papel das Oficinas Pedagógicas no desenvolvimento de projetos pedagógicos
Os Projetos:
Luz, Ciência e Arte;
Cem Anos do 14 Bis;
Formação da Diversidade cultural Brasileira: a Física na sua Construção;
O papel da Astronomia na formação do cidadão e a consciência planetária;
Cem Anos da Física Moderna: do micro ao macro mundo - os aceleradores de partículas;
Radioatividade e o Ano Internacional da Química;
Modernismo na Cultura artística e a Ciência Moderna e Contemporânea


TRAVA:

68 créditos (Física - versão 5)
68 créditos (Física - versão 7)
 
BIBLIOGRAFIA:

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M.: Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 13, (suplemento), p. 71-87, outubro 2006. http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v13s0/04
COSTA, J. A. Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (dês) construção Educ. Soc. Vol 24 nº 85 p. 1319 - 1340, Campinas, 2003.
HERNANDEZ, F. Repensar a função da escola a partir dos projetos. Revista Pátio. Ano 2, n.6, p.27-31, ago/ out 1998
MOSÉ, V., A fragmentação do ensino. http://www.vivianemose.com.br/filosofia/artigos3.htm
AIKENHEAD, G. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. http://garritz.com/educacion_quimica/162-aik.pdf
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.
SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. L. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí. 2003, 144p. (Capítulo 3).
NASCIMENTO, T.; LINSINGEN, I.VON. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências.
http://www.ocyt.org.co/esocite/Ponencias_ESOCITEPDF/6BRS077.pdf

SANTOS, W. L. P. dos . Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. .http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/149/120

GALVÃO, C.; REIS, PEDRO; FREIRE, S.. A discussão de controvérsias sócio científicas na formação de professores. Ciência & educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011


QUEIROZ, G. R. P. C. ; BEGALLI, Marcia ; Reis, J. C. ; NASSER, P. Z. T. ; Ramalho Silva, L. ; Couto, A.P. ; MACHADO, M. A. D. . Formação da Diversidade Brasileira: A Física na sua Construção. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Programa do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, 2011. v. único.
RAMOS, M.B.; Silva. H.C. Para pensar as controvérsias científicas em aulas de ciências Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007
CACHAPUZ, A. et. al.. Do Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências: Linhas de Pesquisa e o Caso "Ciência-Tecnologia-Sociedade" ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 27-49, mar.2008.

ANDRADE, P. F. de Capítulo 4: Aprender por Projetos, Formar Educadores. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000199.pdf

MACHADO, M.A.; QUEIROZ, G. A cultura de Projetos construída via parceria Escola-Universidade, contribuindo para a qualidade da formação inicial e continuada de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012.
YOUNG, M. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 18, p. 609- 623, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: editora Cortez. 2011
BARBOSA-LIMA, M. C.; QUEIROZ, G. R. P..; SANTIAGO, R. (2007). Vermeer, Huygens Leeuwenhoek. Física na Escola, v. 8, n.2, p 27 -30, 2007.
OLIVEIRA, R. D.; QUEIROZ, G. RODRIGUES, L. Possibilidade de abordagem CTS no ensino fundamental a partir da obra de Fernando Pessoa. Anais do XVI ENEQ 2012

Livros: sugestão de leitura

Laurent Mannoni A Grande arte da luz e da sombra. Arqueologia do cinema - São Paulo: Senac-Editora UNESP 2003.
Olga Pomba e Silvia Di Camargo (ORGS) As imagens com que a ciência se faz.Lisboa: Editora Fim de Século, 2010.
Araujo-JorgeT. (ORG) Ciência e Arte - Encontros e sintonias Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.


Sites:

Revista Ciência & Educação - UNESP de Bauru

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

Investigações em Ensino de Física - UFRGS, disponível em http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm