UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Filosofia Política e Escola Pública
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-12622
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir elementos teórico-conceituais que subsidiem a reflexão sobre o caráter público da educação e sobre as formas historicamente instituídas para a formação humana, entendida como prática coletiva de formação de cidadãos; estimular uma atitude de constante interrogação dos sentidos atribuídos para a prática e o cotidiano educacionais.
EMENTA:

O sentido político da educação: a invenção da sociedade democrática e a formação dos cidadãos. A cidadania moderna e a instituição da escola pública. Modernidade: a redefinição do espaço público.
Escola pública, um projeto iluminista? O direito a educação. Escolas Públicas no Brasil: origens. O processo de socialização: a autoridade na educação democrática moderna. O desmonte do espaço público e a crise da escola na contemporaneidade.



BIBLIOGRAFIA:

ARENDT, Hannah. A condição Humana. Rio de Janeiro: Forense, 1997.
CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? São Paulo: Papirus, 1997.
CASTORIADIS, Cornelius. A Pólis Grega e a Criação da Democracia. In Encruzilhadas do Labirinto II. Domínios do Homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 268-313.
CHÂTELET, François. História das Idéias Políticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: UNIMEP, 2002.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Emílio, ou da Educação. São Paulo: Martins, 1990.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. São Paulo: Martins Claret, 2007.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Martins Claret, 2005.
VALLE, Lílian (org.). O Mesmo e o Outro da Cidadania. Rio de Janeiro: DPA, 2000.
VALLE, Lílian do. A Escola e a Nação. São Paulo: Letras e Letras, 1996.