UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Estágio em Espaços Sociais de Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU09-12615
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

O OBJETIVO DESSA DISCIPLINA É QUE OS ALUNOS ESTAGIÁRIOS DE PEDAGOGIA POSSAM VIVENCIAR AS POSSIBILIDADES QUE SE APRESENTAM A ESSES LICENCIADOS PARA ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES, CONTRIBUINDO, AINDA, PARA CONSOLIDAR O CARÁTER PEDAGÓGICO QUE POSSUEM ALGUMAS ATIVIDADES EXERCIDAS NESSES CONTEXTOS.
EMENTA:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS SOCIAIS E FORMAÇÃO HUMANAREFERE-SE À REALIZAÇÃO DE ATIVIDDADES NO ÂMBITO DA INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES, POSSIBILITANDO A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL NESTE CAMPO.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUFFA, E.; ARROYO,G.M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 5. ed São Paulo: Papirus, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GARCIA, R. L (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montsserat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LINHARES, Célia Frazão et all. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar?: Currículo, Área, Aula. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006.