UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Estágio em Gestão Educativa
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU09-12614
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar a prática administrativo-pedagógica no ambiente de creches e pré-escolas e as habilidades e competências necessárias ao exercício profissional da gestão no contexto da educação de crianças até 5 anos de idade.

Analisar a prática administrativo-pedagógica em instituições regulares do Ensino Fundamental e Médio, e as habilidades e competências necessárias ao exercício profissional da gestão nestes níveis de ensino.

Vivenciar a realidade da gestão de sistemas e unidades escolares e as habilidades e competências necessárias ao exercício profissional no campo da gestão educacional.

Relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de Pedagogia às práticas educativas necessárias ao exercício profissional no campo da gestão.

EMENTA:

Vivenciar o cotidiano da Gestão Educacional no interior de uma escola, observando e analisando os desafios e as possibilidades que se fazem presentes no dia a dia deste profissional professor/gestor.


BIBLIOGRAFIA:

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BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
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