UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação a Distância
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12613
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os principais desafios e possibilidades das modalidades de educação não presencial
Distinguir as modalidades "a distância" e "online".
Mapear historicamente a evolução da educação não presencial
Analisar as principais políticas e legislações específicas no Brasil.
Avaliar estratégias de docência e de aprendizagem
Conhecer estratégias de avaliação da aprendizagem
Verificar as potencialidades comunicacionais e pedagógicas dos ambientes virtuais de aprendizagem
Investigar motivações de resistência
Compreender os processos de produção de material didático para meios analógicos e digitais.
Analisar estratégias de gestão: profissionais e equipes interdisciplinares.

EMENTA:

As modalidades "a distância" e "online", seus desafios e suas possibilidades. História e evolução. A legislação a partir da LDB. Políticas de educação não presencial no Brasil. Docência e aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. A dinâmica dos ambientes virtuais de aprendizagem em suas ferramentas e interfaces. A resistência à educação não presencial. A produção de material didático para meios analógicos e digitais. A gestão de profissionais e equipes interdisciplinares.


BIBLIOGRAFIA:

ALAVA, Séraphin (Org.). Ciberspaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais?. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ALONSO, M., Feldmann, M. & Almeida, M. E. B. Tecnologia e inovações no ensino superior: desenvolvendo uma cultura tecnológica. In: 2o Congresso Internacional "Docencia Universitaria e Innovación", Instituto de Ciências de la Educación de la Universidad de Barcelona (ICE-UB), Barcelona, ES, 2002.
ALVES, Lynn e NOVA, Cristiane (orgs). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
BELLONI, Maria Luisa. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BRANDLEY, Jones. Web 2.0 heroes. São Paulo: Digerati Books, 2009.
BRUNO, Adriana et al. Linhas cruzadas - políticas educacionais, formação de professores e educação online. Juiz de Fora (MG): UFJF, 2010
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
HEIDE, Ann & STILBORNE, Linda. Guia do professor para a Internet. Porto Alegre: Artmed, 2000
LEMOS, André; LEVY, Pierre. O futuro da internet. Em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LITWIN, Edith (org). Educação a distância; temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LOBO NETO, Francisco J. S (org.). Educação a distância: referências e trajetórias. Brasília: Plano / Rio de Janeiro: ABT, 2001.
_________ . Educação a Distância: regulamentação . Brasília: Plano / Rio de Janeiro: ABT, 2000.
LUCENA, Carlos & FUKS, Hugo. A educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000
MAIA, Carmem. Guia brasileiro de educação a distância 2002/2003. São Paulo: Editora Esfera, 2002.
MORAES, Maria Cândida. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação na educação. < http://edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand2.htm >. Acessado em: 13/05/2011.
MORAN, José Manuel . Internet no ensino. Comunicação & Educação. V (14): janeiro/abril 1999, p. 17-26.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5a ed. São Paulo: Papirus, 2002.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, Rs: UNISINOS, 2001.
_______. A educação a distância em transição. São Leopoldo, Rs: UNISINOS, 2004.
PRADO, M. E. B. B & Valente, J. A. A Educação a Distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: Moraes, M. C. (org.) Educação a distância: fundamentos e práticas. OEA/MEC, Unicamp, NIED, 2002.
SANTOS. Edméa Oliveira dos. Formação de Professores e Cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. In: Revista FAEBA, v.11, no. 17, jan/jun 2002. ps 113-122.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2010
______. (Org.) Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2010.
______ et al. (Orgs.) Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: WAK. 2010.
______ & SANTOS, Edméa. (Orgs.) Avaliação da aprendizagem em educação online. 2ª ed. São Paulo: Loyola: 2011.
______. Interatividade: uma Mudança Fundamental do Esquema Clássico da Comunicação. In: Boletim Técnico do SENAC. Vol. 26, num. 3, set./dez 2000. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/263/boltec263c.htm Acessado em: 13/05/2011.
______. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: Boletim Técnico do SENAC. Vol. 27 - num. 2 - Ma. / Ag. 2001. Disponível em: http://www.senac.br/informativo/BTS/272/boltec272e.htm . Acessado em: 13/05/2011.
STEVEN, Johnson. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. RJ, Jorge Zahar Ed, 2001.