UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Monografia II
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: EDU02-12612
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 5 8 120

OBJETIVO(S):

1. Proporcionar ao educando a aquisição de habilidade e competência para a execução de trabalhos científicos.
2. Aplicar os aspectos técnicos da redação científica com base nas normas da ABNT.

EMENTA:

A disciplina destina-se elaborar e desenvolver, sob supervisão, um relatório de pesquisa (monografia) apresentando os resultados da investigação realizada.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES-MAZZOTTI, A.J. e GEWANDSZNAJDER, F. O método das Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 2001.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação- trabalhos acadêmicos- apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
BOOTH, W.C.; COLOMB,G.G. e WILLIAMS. A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E.D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.
NOGUEIRA,Mário L de L. Projeto Político Pedagógico e Pesquisa em Educação 3. A Pesquisa Bibliográfica. Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ.2004.
PEREIRA, G.R.M. e ANDRADE, M.da C. L. (org) O Educador Pesquisador e a Construção do Conhecimento. Florianópolis:Insular, 2003