UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Estágio em Educação Ensino Médio-Normal
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU08-12611
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Vivenciar e analisar a prática docente no Ensino Médio na modalidade de Curso Normal, ou seja, o curso profissionalizante de Ensino Médio que prepara professores para atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental.

Atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, instituídas pela Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, no que se refere ao campo de atuação do licenciado em Pedagogia em Cursos Normal de nível médio.

Assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional como professores em Curso Normal de nível médio, para que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências na formação de professores.

Relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de Pedagogia às práticas educativas necessárias ao exercício profissional no campo da docência.

EMENTA:

Vivenciar a prática docente em classes regulares do Curso Normal de nível médio e desenvolver habilidades e competências necessárias ao exercício profissional neste nível de ensino, por meio de observação, co-participação e docência compartilhada. Análise e discussão coletiva de atividades práticas realizadas.


BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BUFFA, E.; ARROYO,G.M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FÁVERO, Osmar (Org.). Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. 2. ed. Rio de Janeiro:Graal, 2004.
FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 5. ed São Paulo: Papirus, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GARCIA, R. L (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LUDKE, Menga. Formação inicial e construção da identidade profissional de professores de 1º Grau. In CANDAU, Vera Maria. Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
PICONEZ, Stela C. Berhtolo. A prática de ensino e o Estágio Supervisionado. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIM, Vera Teresa. A cultura escolar em debate. São Paulo: Autores Associados, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
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